Cuidados com os pés

 

Nossos pés são a base de sustentação do nosso corpo, e por isso merecem cuidados especiais. Muitas vezes, por falta de costume ou até mesmo de informação, muita gente se esquece dos pés na hora da higiene pessoal e esses cuidados têm grande importância para a saúde, e também para a estética dos pés, como ressecamento e rachaduras, que podem evoluir para problemas estruturais mais sérios.

  • Um cuidado que muitas pessoas se esquecem é após o banho enxugar bem os pés, sobretudo entre os dedos para não acumular umidade, é preciso ter certeza que os pés estão completamente secos antes de calçar um sapato pois a umidade faz aumentar a proliferação fungos e bactérias que causam micoses e frieiras, além do cheiro desagradável.

  • O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. As calosidades que costumam aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passam de uma reação natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar calosidades, esfoliar e hidratar, corrigir a postura e usar calçado confortável.

  • O escalda-pés é um ritual para manter os pés bonitos e relaxados. Em uma bacia, coloque água morna, pedrinhas redondas e uma colher (sopa) de sal grosso. Deixe os pés na água e pise suavemente nas pedras. Inclua ervas ou essências de eucalipto ou cânfora, que aliviam a tensão, aspereza e a dor dos calos formados pelo uso de sapatos apertados.

 

  • Experimente um banho alternado de pés, quente e frio. É um método simples, agradável e extremamente eficaz, que utiliza a água como forma de promover uma verdadeira ginástica dos vasos sanguíneos dos pés e das pernas. Isso ocorre porque os vasos periféricos se contraem com o estímulo da água fria, e com a água quente se dilatam.

  • Agora no friozinho, antes de deitar, espalhe um creme para os pés, de preferência um com ureia ou glicerina, que são mais poderosos. Depois, cubra-os com papel-filme e vista uma meia quentinha. O truque potencializa o efeito do creme.

 

  • Pés bonitos estão sempre com as unhas bem feitinhas. Dá uma sensação de limpeza. Mas não esqueça de ficar sem esmalte pelo menos dois dias por mês, para evitar aquelas manchas esbranquiçadas.

Então, é necessário se ter cuidados com nossos pés e realizar um Spa dos Pés para revitalizar e aliviar o cansaço dos pés. Primeiro é feita uma esfoliação para  promover a renovação celular; em seguida é aplicado um creme à base de colágeno para Hidratar e dar elasticidade à pele. E, para finalizar, é feita uma Reflexologia Podal.

 

Deixe uma resposta