As altas temperaturas representam um inimigo para a circulação sanguínea. Com o excesso de calor, as veias do corpo se dilatam, o que pode causar inchaço, formigamento, sensação de peso e até dor nas pernas e nos pés. No final de um dia corrido, algumas pessoas percebem que a meia ou o calçado apertou e “marcou” a pele, então reparam no problema circulatório causado pelo calor. Isso acontece devido à vasodilatação das veias, ou seja, o corpo precisa favorecer a transpiração e fazer uma troca de calor com o meio ambiente, para que a pressão não fique muito alta.
Outro problema circulatório atinge principalmente os viajantes de avião, automóvel ou ônibus, devido à permanência na posição sentada durante longas viagens, provocando o acúmulo de líquidos nos membros inferiores e causando inchaço nas pernas e nos pés.
Além das viagens longas e do calor, outros fatores que podem facilitar a ocorrência de problemas circulatórios, especialmente entre as pessoas que não praticam exercícios físicos, são: alteração na alimentação e no sono, obesidade, fumar, beber em excesso e uso de anticoncepcionais. Entre os problemas circulatórios mais comuns, as varizes – veias doentes, que ficam tortuosas, alongadas, dilatadas e dificultam a circulação sanguínea – são as mais frequentes. De acordo com especialistas, as varizes surgem porque o sangue que deveria circular e ir até o coração acaba ficando acumulado na perna.
O caso mais grave é a Trombose Venosa Profunda (TVP). A trombose é a incidência mais preocupante entre os males circulatórios. A doença ocorre quando um coágulo (também chamado de trombo) obstrui uma veia profunda e impede ou dificulta parcialmente a passagem de sangue no local.
Entretanto, medidas simples e diárias podem fazer a diferença na prevenção destes males, principalmente durante o calor intenso e as viagens de férias:
– Beba muita água – A ingestão de líquidos auxilia a circulação do sangue;
– Diminua o consumo de sal nas refeições – o sal contribui consideravelmente para o organismo reter líquido;
– Tenha cuidado com o excesso de peso;
– Pratique atividades físicas – Exercitar o corpo, especialmente as pernas, contribui para a circulação correta do sangue, já que a panturrilha (batata da perna) tem um funcionamento semelhante ao do coração. Além disso, é importante uma respiração abdominal adequada, durante os exercícios;
– Consulte um angiologista antes do início de qualquer rotina de atividade física;
– Em repouso, eleve as pernas para melhorar a circulação sanguínea;
– Não permaneça muito tempo em ambientes com temperaturas elevadas;
– Movimente os pés – durante viagens longas, use sapatos confortáveis e que não apertem os pés, caminhe dentro da aeronave ou veículo de transporte quando possível e faça exercícios com a ponta dos pés, que também auxiliam na prevenção de problemas circulatórios;
– Não permaneça por muito tempo sentado ou em pé – Nestas posições, o retorno venoso do sangue das pernas ao coração acaba sendo prejudicado. A posição sentada, em longas viagens, por exemplo, pressiona os grandes vasos de retorno do sangue que estão nas pernas, com as dobras dos joelhos;
– Faça um teste simples – aperte o tornozelo bem forte e veja em quanto tempo a marca da mão desaparece. Se for rápido, é um inchaço devido ao calor ou por má postura. Caso contrário, a melhor opção é consultar um especialista para identificar algum problema mais grave;
– Use meias de compressão para auxiliar a circulação. As meias de compressão são indicadas para melhorar a circulação e prevenir ou atenuar o surgimento de varizes. Entretanto, é muito importante consultar um médico especialista antes de comprar.
.