Benefícios de uma boa noite de sono

 

Uma boa noite de sono pode garantir um bom funcionamento do organismo, o que resulta em combate a uma série de problemas ajudando a manter o corpo mais saudável, pois durante o sono o organismo produz proteínas extras que ajudam o sistema imune a ficar mais forte, principalmente em situações de estresse.

Dormir com qualidade é o melhor remédio possível. Uma boa noite de sono dá mais energia, e melhora o bem-estar em geral. Já a falta de sono afeta todas as funções do corpo.

 

Confira alguns benefícios que o sono é capaz de proporcionar:

  • Os olhos. A vista repousa sobre um fundo de rodopsina, um pigmento sensível à luz que é regenerado enquanto estamos dormindo, de modo que os olhos são recuperados do esforço feito durante o dia. Ele também ajuda a eliminar as olheiras e bolsas.
  • Respiração. Quando o sono diminui e se torna mais profundo, facilita a oxigenação das células.

 

  • Emagrecer. Quando o corpo não descansa o suficiente tem uma tendência a acumular gordura que é mais difícil de queimar. Um corpo descansado ajuda a manter o peso ou até mesmo perder.
  • Imunidade. O sistema imunológico tem necessidades, a privação do sono o afeta e aumenta o risco de infecções.

  • Hipertensão controlada. Quando não descansamos o suficiente corremos o risco de aumentar a pressão arterial, aumentando a chance de uma doença cardiovascular, aumentando também a produção de cortisol, o hormônio que provoca estresse.
  • Coração. Durante o sono também diminui a frequência cardíaca e as células do coração e dos tecidos podem ser reparadas: momento em que nosso corpo libera melatonina e o hormônio do crescimento para executar essas tarefas.

  • Controle de Diabetes. Dormir o suficiente também ajuda no controle do diabetes tipo 2, pois reduz a secreção de insulina que pode levar a níveis mais elevados de glicose.

  • Intelectual. O descanso é fundamental para melhorar nossa atividade intelectual. O cérebro precisa deste tempo para processar toda a informação acumulada durante o dia. Ao estudar, por exemplo. Ele também ajuda as nossas emoções, liberando as emoções inconscientes que seriam reprimidas.

  • Coordenação física. Atividade psicomotora não pode funcionar adequadamente se o cérebro não está descansado. Se a atividade envolve riscos descansar não só é desejável, mas essencial.

Dormir menos que o recomendado (6 a 8 horas em média) ou acordar diversas vezes durante a noite em decorrência de distúrbios como apneia e insônia pode causar mais malefícios ao organismo do que imaginamos.

Deixe uma resposta