Problemas causados pelo uso de laptop no colo

Os notebooks mudaram completamente a rotina de quem não desgruda de um computador, pois eles possibilitam acessar a internet, assistir a filmes e usufruir de todo o potencial da informática. Basta carregar o notebook para onde desejar, colocá-lo no colo e realizar qualquer atividade.

 

Imagina um final de semana chuvoso em casa, Netflix no modo infinito e você deitada no conforto da sua cama com o computador no colo. Seria muito perfeito, se não fosse um pequeno inconveniente: o calor. Diversas pessoas vêm relatando que passaram por situações em que usaram o PC no colo e acabaram notando alguns problemas de saúde.

Esse tipo de hábito desgasta o computador e faz com que o calor emitido pela maquina cause, a longo prazo, uma doença chamada Eritema ab igne.

 

Trata-se de uma lesão que se manifesta através de manchas vermelhas na pele, causada por exposição repetida e prolongada à radiação infravermelha, calor em temperatura de até 45°C. Geralmente assintomática mas que pode ser acompanhada de ardência e leve coceira . Sua principal característica são hiperpigmentação (manhas escuras) reticuladas, descamação fina, atrofia epidérmica e telangiectasias (vasos finos).

 

Se a lesão pelo calor for de longa duração, pode haver queimadura, atrofia, alterações de pigmentação, ceratoses e até mesmo o surgimento de carcinoma de pele.

 

Ficar muito tempo com o calor da máquina no seu colo também pode causar infertilidade masculina.
Segundo um estudo de especialistas em urologista da State University of New York, publicado pela revista Fertility and Sterility, o uso do notebook no colo causa um super aquecimento dos testículos e prejudica a fertilidade do homem.

No estudo, os médicos usaram termômetros para medir a temperatura dos testículos de 29 jovens que usavam notebooks apoiados sobre os joelhos. O resultado foi que, mesmo com um suporte sob o computador, o calor da máquina atrapalhava a capacidade de reprodução masculina.

Pela natureza do homem, a posição dos testículos faz com que essa região do corpo esteja sempre alguns graus mais frios que o restante do organismo, pois uma temperatura mais baixa é necessária para a produção de esperma.

A pesquisa mostrou que aquecer os testículos em mais de um grau é o suficiente para danificar os espermatozoides e reduzir a capacidade reprodutiva masculina.

 

 

 

O Conforto é uma coisa, mas melhorar o conforto é ainda melhor. Porque não utilizar seu notebook sob um suporte específico e planejado para ele? Notebooks foram feitos para serem usados sob superfícies planas, permitindo a ventilação do ar em torno de sua superfície, resfriando assim sua bateria e seus equipamentos internos. Uma vez trancada essas entradas de ar, esta ventilação pode parar, pois você está apoiado ao colo, a uma almofada, travesseiro, cobertor entre outros. Isso acaba superaquecendo a máquina e trazendo prejuízos aos componentes internos, peças e a bateria do notebook.

Quando estiver nessas situações, experimente colocar a mão em baixo do notebook ou perto da bateria e perceba o quão mal está fazendo para a sua máquina.

O ideal seria a NÃO UTILIZAÇÃO ou a utilização com equipamentos de resfriamento (como os que contêm uma ventoinha com conexão USB) ou aqueles que proporcionam maior distância entre a CPU e a pele. Tanto pela saúde da pele quanto pelo adequado resfriamento do computador, pois seu superaquecimento pode levar a danos no equipamento.

 

Deixe uma resposta