Dicas de Saúde e Bem estar

Hoje 7 de Abril é o Dia Mundial da Saúde

O que mais buscamos na nossa vida, no nosso dia a dia? Ter saúde . Sem ela não somos nada. Por que quando temos saúde, bem-estar e qualidade de vida, tudo fica em equilíbrio e harmonia: a saúde nos dá alegria de viver!

A alimentação saudável, a atividade física, boas leituras, ter contato com a natureza, silêncio, respiração profunda, bom humor, ter bons pensamentos, enfim, tudo isso faz parte do grande conjunto de ações que protegem o ser humano e fazem enorme diferença para manter coração, corpo, mente e espírito saudáveis. São ferramentas poderosas que previnem doenças ou tornam as pessoas mais fortes para encará-las, colaborando também para a melhoria da qualidade de vida.

Se você deseja ter saúde com aquela agradável sensação de bem-estar, veja algumas dicas:

  • Comece Bem o Dia

Ao acordar, estique lentamente, a coluna, braços e pernas.

Lembre-se que o alongamento é essencial para manter a região das costas ereta, pois com o passar dos anos ela tende a encolher. Espreguiçar é um movimento natural que alonga toda a musculatura corporal.

Comece o dia agradecendo. Procure agradecer por todas as coisas boas que acontecem na sua vida, ao invés de reclamar. Aproveite ainda esse momento para pensar nas coisas boas que irá realizar durante o dia, e tenha só pensamentos positivos.

Cuidado com o tipo de informação que você já encara pela manhã. Evite notícias ruins ou ver coisas que não te façam bem. Ao invés disso, opte por uma meditação.

  • Cuide da Alimentação

As doenças causadas por deficiências nutricionais impedem que milhares de pessoas tenham saúde e bem-estar: uma boa alimentação é essencial para se ter bem estar.

Sempre procure tomar algum líquido, antes da primeira refeição do dia, água, suco verde, ou agua com limão que vão hidratar seu organismo, que ficou muito tempo sem a ingestão de líquidos.

Saúde começa pela boca. Certamente, você já ouviu essa expressão antes, mas o alimentar saudável é muito mais. O que significa não só o que você coloca na boca, mas outras formas de se alimentar, como o ar que respira, as palavras que fala, tudo que escuta e vê, o não saber perdoar o outro e a você mesmo. Temos que entender que nos alimentamos também das nossas emoções. Portanto, se não priorizamos o alimento da mente não iremos integralizar a saúde por completo.

Procure alimentos e produtos frescos. Dê prioridade aos produtos orgânicos e agroecológicos. Se não pode consumi-los todos os dias, priorize aqueles que recebem carga menor de agrotóxicos. Dê preferência a compras em feiras e sacolões; se possível, conheça o produtor.

  • Movimente-se

Fazer exercícios físicos regularmente colabora para atingir e manter um peso saudável, além de ser um dos segredos da longevidade. Ser fisicamente ativo também pode fazê-lo ter mais energia, melhorar seu humor e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, além de fortalecer os ossos e regular o sono.

A prática de atividade física acelera o metabolismo e ajuda a gastar energia armazenada. Auxilia também na redução de gordura, preservando a musculatura, aliviando o estresse e fazendo você se sentir melhor.

O ideal é a regularidade nos exercícios sem sobrecarregar o organismo.

Não se esquecer dos alongamentos, que estimulam a circulação sanguínea, aquecem e lubrificam a musculatura e as articulações e oferecem maior disposição.

  • Outras Dicas:

Ter Bem-Estar Depende de Você: Concentre-se em tornar as coisas mais simples!

Saber administrar o estresse é algo muito importante para manter o autocontrole. Um grau elevado de estresse — ou a incapacidade de lidar com ele — pode causar acidentes e problemas de saúde. Aprender a estabelecer prioridades e dizer “não” sem sentimentos de culpa pode ajudá-lo a reduzir o estresse em sua vida.

Uma noite de sono tranquila é essencial para repor as energias gastas durante o dia. Um sono com qualidade contribui para seu bem estar físico e emocional.

Mantenha bons contatos sociais. Quando nos vemos divididos entre as demandas profissionais e da vida familiar, é fácil perder contato com amigos e familiares. Estas relações são essenciais para nosso bem estar. Trabalhe para “estar em contato”.

Simplifique os relacionamentos, espere um pouco menos das pessoas, não estabeleça expectativas muito elevadas. Cada pessoa possui uma forma de ser e um tempo para poder avançar e alcançar novos estágios de relacionamento, compreensão e atitude. Seja gentil com as dificuldades dos outros, encontre justificativas para as dificuldades deles com a mesma disposição e criatividade que encontra para a suas!

Tenha um bom dia e Viva melhor !

Deixe uma resposta