Cuidados essenciais para uma pele sem manchas

  

Ter uma pele sem manchas é o sonho de muitas pessoas. A constante exposição ao sol, quando combinada com a falta de cautela pode trazer muitas pintinhas, que geralmente são bem difíceis de tirar. Para quem já sofre com o problema, é preciso dobrar os cuidados em busca da pele perfeita. Mas nem todo mundo sabe o que é possível fazer para prevenir as marcas na pele, por isso, este pequeno guia pode ajudar a reduzir o incômodo desse problema.

É importante ressaltar que nem toda mancha tem a mesma origem, por isso, cada uma delas exige um cuidado especial para ser prevenida. Em todos os casos, o acompanhamento de um dermatologista ajuda a excluir a hipótese de câncer e traçar estratégias para um tratamento mais eficiente e duradouro. Porém, a maioria das manchas comuns têm três causas: exposição ao sol, predisposição genética ou estímulo hormonal.

 

Proteção solar

Independentemente da causa, grande parte das manchas poderia ser evitada com o uso de um bom protetor solar, preferencialmente com fator de proteção acima de 30. O produto deve ser aplicado não só em praias e piscinas como também no dia a dia para evitar que o sol desgaste as células da pele, o que pode gerar novas manchas no futuro. Em todos os casos, é necessário que ele seja usado com ao menos 15 minutos de antecedência do período de exposição.

Para a exposição direta, o filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas, de maneira uniforme por todo o corpo. Não podemos esquecer de passar filtro solar nos pés, nas orelhas e nas axilas, pois essas áreas também ficam expostas. Durante o dia a dia, o cuidado pode ser mais direcionado ao rosto, colo, braços e mãos, especialmente para as mulheres, que têm mais predisposição para desenvolver melasmas (aquelas manchinhas pequenas que se espalham nessas áreas).

Além do filtro solar

Dependendo do grau de intensidade das manchas, impedir a exposição ao sol pode exigir um pouco mais de empenho. Nesses casos, sempre que precisar andar na rua, pode ser interessante bloquear o sol com uma sombrinha ou guarda-chuva. Usar roupas de manga comprida, por exemplo, impede o impacto do sol na pele do braço, e um bom chapéu e óculos escuros protegem contra as manchas no rosto.

Hidratação sempre em alta

Um cuidado bastante comum é deixarmos de lado a hidratação. A ingestão de ao menos 2 litros de água por dia garante uma pele mais viçosa e saudável, resultando em uma redução nos problemas de irritabilidade, ressecamento e até a acne, que pode gerar manchas. O uso de hidratantes adequados para cada tipo de pele também é indicado.

Redução da exposição à luz

Muita gente não sabe, mas as luzes artificiais — como a do computador, celular e até mesmo lâmpadas — também podem causar melanomas. Eles não costumam ser perigosas para a saúde, mas podem incomodar ao interferir na aparência.

Para evitar esse tipo de mancha, há duas opções: usar filtro solar durante o período de exposição, mesmo se for durante a noite, ou reduzir o tempo em que ficamos em frente aos aparelhos. Manter uma boa distância da tela do celular, por exemplo, também diminui a intensidade do dano.

Alimentação em dia

Ter uma alimentação saudável é um hábito benéfico para todo o organismo e isso se reflete na beleza da pele. Conforme a pele é bem nutrida, ela ganha forças para combater o processo de envelhecimento, que envolve a flacidez e o surgimento mais intenso das manchas. Uma boa variedade de cores no prato, evitar alimentos gordurosos e incluir as fibras no cardápio podem fazer maravilhas para o bem-estar da cútis.

Existem vários nutrientes como vitaminas e sais minerais que você deve incluir na rotina para ter uma cutis mais bonita.

Vitaminas

Biotina: É uma das vitaminas encontradas no complexo B e não beneficia apenas a pele, mas também cabelos e unhas. Um dos grandes destaques desse nutriente é que ele consegue ser sintetizado pelo nosso organismo, mas isso não significa que não precisamos adquiri-la de outras fontes.

A quantidade recomendada diária dessa substância é de 300 mcg (microgramas) que você pode conseguir consumindo alimentos como a gema do ovo, levedura, nozes, peixes e também o leite e seus derivados.

Vitamina E: Além de ser importante para o nosso sistema nervoso, a vitamina E é um poderoso agente antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e retarda o envelhecimento celular.

Para conseguir todos os seus benefícios, os especialistas recomendam uma ingestão diária de 15 mg por dia. Você pode adquirir essa porção se alimentando dos seguintes alimentos:

  • Hortaliças como o alface, a couve e o espinafre;
  • Sementes como a de girassol;
  • Oleaginosas como a avelã e a amêndoa;
  • Óleos vegetais como o azeite;

Vitamina C: Muito conhecida por ajudar na cura de gripes e resfriados, a vitamina C tem outro papel importante na beleza da pele. Esse nutriente é um dos principais ingredientes para a produção de colágeno, um tipo de proteína que oferece maior sustentação para o tecido epitelial.

A dose diária chega a 90 mg e você pode consegui-la comendo alimentos já bastante conhecidos como a laranja, a acerola, o kiwi, o morango, a manga, o brócolis e outros. Você também pode garantir uma pele mais bonita realizando tratamentos com cremes que têm como base o ácido ascórbico.

Sais minerais

Ferro: Um mineral essencial para a nossa respiração. Parte do ferro que ingerimos com os alimentos fica dentro da hemoglobina, carregando moléculas de oxigênio. Se ele estiver com taxas abaixo do normal, pode resultar em um quadro conhecido como anemia ferropriva, que tem como consequência o enfraquecimento das unhas, queda dos cabelos e também torna a pele mais seca.

O ideal é ingerir cerca de 8 a 18 gramas de ferro por dia. O feijão é uma rica fonte de ferro como muitos sabem, mas nós conseguimos absorver mais o ferro presente na carne do que o que encontramos nesse alimento típico do brasileiro. O melhor é comer os dois, por garantia. Além deles, também temos o tofu, cereais, fígado de boi, vegetais verdes como a couve e vários outros ricos em ferro.

Zinco: Além de aumentar a fertilidade feminina auxiliando na produção de óvulos, o zinco também é um poderoso antioxidante. Como já foi dito, essa propriedade em alguns alimentos ajuda a retardar o envelhecimento celular e, consequentemente, o da pele.

As mulheres adultas precisam de 12 mg de zinco por dia, em média, mas essa quantidade deve ser aumentada durante a gestação e amamentação. O mineral pode ser encontrado em diversos frutos do mar como lagostas e ostras e também na carne vermelha.

 

Quer saber mais sobre como cuidar na sua beleza e deixar a pele sem manchas? Então assine a nossa newsletter e receba várias dicas em primeira mão!

Deixe uma resposta