Alimentos da Ceia de Natal que fazem bem à saúde

Basta pensar na ceia de final de ano para vir na cabeça a imagem de uma mesa farta com Rabanadas, nectarina, castanhas, nozes, lentilha, romã, peru e outras delícias. Porém, depois que o período de festas acaba, muita gente nem cogita incluir muitos destes alimentos no cardápio ao longo do ano.

Saiba que, alguns deles, além de saborosos, fazem muito bem à saúde:

Nectarina: Mais doce e nutritiva que o pêssego, a fruta é especialmente rica em beta-caroteno potássio e vitamina A, ajuda na proteção da vista, conserva a saúde da pele e auxilia no crescimento, além de ajudar na digestão, muito em função da Niacina existente na fruta. A vitamina C, encontrada na nectarina, dá resistência aos tecidos e age contra as infecções, e o melhor, tem somente 50 calorias.

Romã: A fruta das simpatias tem propriedades importantes para a nossa saúde: é rica em vitamina A, que ajuda a manter a pele bonita, saudável e favorece a visão. Também é rica em vitaminas do complexo B, que auxiliam a circulação, facilitando a eliminação de líquidos e aumentam a resistência às infecções.

Chester, Peru e Bacalhau: Este Trio super requisitado nas ceia são ótimas fontes de proteína magra.  Embora sejam mais saudáveis que as carnes vermelhas, têm gordura, principalmente nas peles, por isso além de retira-las, o ideal é que sejam assados ou grelhados, acompanhados de legumes.

Lentilha : Você já pensou em substituir o feijão por lentilha. Ela é uma excelente fonte de proteína vegetal e pode ser consumida o ano inteiro.  Ideal para a dieta e para a saúde, a lentilha é excelente  na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. Além de variar o cardápio, você faz bem à sua saúde.

Nozes: Além de serem ricas em magnésio e zinco, excelentes antioxidantes que ajudam na prevenção de diversos tipos de câncer e a fortalecer o sistema imunológico, são também ricas em niacina e outras vitaminas do complexo B, que ajudam a diminuir a vontade de comer doce.  Contêm vitamina E, um potente antioxidante que auxilia na prevenção de problemas cardíacos e ácido linoléico, que favorece a redução dos níveis de colesterol. As nozes são ricas em uma série de nutrientes que abastecem várias funções do nosso organismo. Um de seus componentes principais é o ômega 3, gordura boa encontrada em peixes de água fria, como o atum e o salmão.

Bastam cinco unidades por dia para ter saúde pra dar e vender.

Deixe uma resposta