A importância de se investir no bem-estar de seu colaborador

A maioria das empresas já sabe que oferecer benefícios é um investimento, uma forma estratégica de garantir a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores enquanto trabalham para sua empresa. Lembram do conceito de clima organizacional e como ele é importante para garantir o crescimento do seu negócio? Isso também está incluso nesse quesito.

Em primeiro lugar, é uma forma de o colaborador se sentir valorizado pela empresa. Afinal, a percepção é de que a organização o enxerga como uma pessoa, e não como um simples número capaz de prover lucros para os donos.

Assim, ele tende a se empenhar mais, realmente “vestindo a camisa” da organização, até mesmo em possíveis períodos de crise. Portanto, sua produtividade é maior, bem como seu índice de falhas também será reduzido.

Outro ponto é a diminuição dos índices de turnover. Os benefícios, como falamos, geram colaboradores mais felizes e que abraçam a causa da empresa. Consequentemente, seu desejo de abandonar o emprego por outras oportunidades diminui, reduzindo, consequentemente, as taxas de saídas do negócio.

O turnover, além de custoso para a organização (custos com rescisão de contrato, processos seletivos e admissão de novos funcionários), também prejudica a imagem perante o público. Afinal, como pode uma organização ser confiável, se ela não consegue manter seu quadro de colaboradores estável?

Outro ponto é que, em conjunto com práticas de saúde, o bem-estar é responsável pela redução do surgimento de doenças em seus funcionários. Consequentemente, isso reduz os afastamentos por doenças, sejam elas físicas ou mentais.

Foi David Palmer, terapeuta que trabalhava para a Apple, que começou a divulgar a técnica. Na época, David precisava lidar com o grande número de funcionários afastados por problemas de saúde na empresa, especialmente por Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT).

Por isso o shiatsu expresso, tem conquistado gradativamente os ambientes corporativos no Brasil. No início, a aplicação da massagem no horário de trabalho foi vista como algo excêntrico, típico das empresas de tecnologia. Aos poucos, as vantagens da massagem tornaram-se aliadas dos gestores das organizações.

Mas afinal, o que é a Shiatsu Expresso?

É uma massagem que surgiu nos anos 1980 como uma alternativa de oferecer alívio à tensão do dia a dia principalmente em ambientes corporativos. Ela é resultante da combinação de duas técnicas de massagem orientais, o Shiatsu e o Anmá.

A massagem é aplicada nas costas e pescoço, em uma cadeira especialmente desenvolvida para a técnica que dura aproximadamente 15 minutos.

Os resultados dessa massagem foram tão proveitosos que outras empresas começaram a utilizá-la. Vamos aos benefícios?

Melhoria na relação empresa e funcionário

As empresas que acreditam e investem na qualidade de vida no trabalho veem o reflexo dessa dedicação no crescimento do negócio. Com um serviço simples e eficaz, ela demonstra esse interesse no bem-estar da equipe e acaba conquistando pontos também no relacionamento com seus funcionários e colaboradores

Mais saúde e bem-estar para a equipe

Apesar da rápida duração, os benefícios são sentidos imediatamente e só melhoram ao longo das sessões. Entre eles estão o alívio de dores musculares, o relaxamento das regiões do pescoço, das costas e braços, além de prevenir o surgimento doenças articulares, além de promover o equilíbrio dos sistemas cardíaco, respiratório, digestório, urinário e reprodutor.

Com o corpo em equilíbrio, o funcionário tem restaurada a sua saúde, bem-estar e disposição.

Diminui o índice de afastamentos por doença

Dores nas articulações, problemas nas costas e lesões nos ombros estão entre as maiores causas de afastamento do trabalho no Brasil, segundo o INSS. Com a implantação do shiatsu em seu ambiente corporativo, diminui muito a possibilidade de afastamento dos seus funcionários.

Com isso, há também a diminuição no número de faltas e, claro, nos custos com licenças médicas.

Baixo investimento de execução

O shiatsu é uma das alternativas para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e tem os melhores retornos com o menor custo de execução, sem comprometer o expediente de sua empresa.

É necessário apenas um profissional habilitado para a massagem e uma cadeira, e não é necessária uma sala especial para a massagem podendo se adaptar a qualquer porte de empresa.

Assim, é importante considerar que a adoção de benefícios é uma estratégia. É uma forma de, além de motivar seus funcionários a se entregarem para a empresa, conseguir uma imagem positiva no mercado. Assim, não pense como um gasto a mais, e sim como uma forma de conseguir o retorno esperado para sua organização.

Já pensou em oferecer o shiatsu aos seus funcionários? Está interessado em outras ações que podem ser utilizadas em sua empresa? Comente aqui no post!

Deixe uma resposta